quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A decomposição do poder governamental

 
  • Zillah Branco 

A decomposição do poder governamental
Destacados economistas, incluindo alguns com Prémio Nobel, tanto com formação marxista como também conservadora ou social-democrata, têm divulgado as suas análises sobre as crise do sistema capitalista que atingiram de forma dramática os Estados Unidos provocando a recessão de 1929 e se repetiram ao longo do século XX sacrificando vários países até expandir os seus efeitos devastadores em função da globalização ao iniciar o século XXI.
As causas apontadas têm em comum a classificação de uma crise sistémica decorrente da financeirização da economia que criou um super poder do sistema bancário sombra(shadow banking system) que abrange várias empresas financeiras que ficam fora de qualquer regulamentação pelos Bancos Centrais dos respectivos países.
Grandes bancos – Lehman Brothers nos Estados Unidos em 2007, Barclays na Inglaterra entre 2005 e 2009 com envolvimento de operadores de bancos franceses Société Génerale e Credit Agricole, do alemão Deutsche Bank e do britânico HSBC (segundo reportagem do site Financial Times de 18/07/2012) enfrentaram falências, casos de corrupção escandalosa, demissões de executivos de grandes corporações, roubalheiras explícitas e desmoralizadas publicamente, punidos pela justiça ou não.
Trata-se, como explica Sérgio Barroso, numa série de artigos divulgados pelo Portal Vermelho (PCdoB, Brasil) «de um processo que alia formas de ganância capitalistas nunca vistas, de braços dados à ideologia do darwinismo social; somados à gestão do Estado e da grande finança inteiramente a serviço do capital sem quaisquer veleidades». Ou seja, a implantação da lei da selva onde vence o mais forte, com a anulação de todas as conquistas da humanidade que a diferenciam do reino animal.
Esta situação de ganância absoluta e desprezo pelo seres humanos, que hoje faz uso das invasões militares e de espionagem para promover conflitos que desestabilizam as sociedades destruindo as estruturas produtivas e as populações civis, como bárbaros modernos ou bandidos vulgares, abriu um caminho de entendimento entre políticos que ainda exigem os antigos princípios humanos de dignidade, respeito, solidariedade para a sobrevivência das Nações. O comportamento submisso de governos manipulados pela troika na Europa e pelo poder militar imperial nas áreas mais pobres do planeta, envergonham os que, independentemente da ideologia que professam, assistem à degradação da história nacional e dos valores patrióticos.
As divergências teóricas e ideológicas entre os especialistas em economia que condenam a financeirização conduzida pelas empresas que detêm o poder globalizado acima de qualquer regulamentação institucional, nacional e internacional, situam-se na meta estabelecida para a organização de programas de desenvolvimento e distribuição de renda, capitalista ou socialista.
Discutem orçamentos, impostos, salários mínimos e pensões de sobrevivência e a estrutura de um «Estado Social», numa vã tentativa de salvar a Nação à beira da miséria. Mas recorrem ao crédito que os donos do poder financeiro oferecem com juros altíssimos sem exercerem o dever constitucional de regulamentarem as empresas que sobre-acumularam, por processos nem sempre lícitos, o dinheiro dos contribuintes. Para demonstrarem a sua noção de dignidade e patriotismo, explicam a necessidade moral de aplicar as condições de austeridade (que se traduz em desemprego, cortes salariais, privatização da saúde, da educação e de bancos nacionais, com o sacrifício exclusivo das camadas mais pobres da população e a destruição das empresas familiares de produção) sem referirem o dever ético de distribuir a renda nacional de forma equilibrada para assegurar a vida do seu povo e a dignidade de uma nação independente.
Diante dessa farsa política, não poderá haver acordo entre os partidos de esquerda e de direita, nem mesmo entre militantes da direita que conservam a noção de respeito pelos seres humanos e de que a riqueza nacional deve ser investida na produção e nas condições de vida do povo para garantir a integridade patriótica e a independência nacional.
O atual dirigente do PS gastou uma semana (que agravou o prejuízo financeiro do país e a credibilidade dos organismos responsáveis pela sua condução política) no falso cenário da «salvação nacional», com os lideres birrentos dos partidos de direita que competem entre si pelo beneplácito da troika.
Velhos socialistas ameaçaram sair do PS acompanhados por uma juventude que entende o socialismo para o crescimento económico em benefício da população, não da subordinação vergonhosa à «financeirização» dos agiotas. Adriano Moreira, antigo líder do CDS, denominou o termo «salvação nacional» de «esdrúxulo» nesta situação em que não há acordo possível no entendimento do caminho para evitar a derrocada do País entre pessoas com ambições pessoais opostas.
O bom senso começa a criar uma aproximação de antigos adversários com a proposta de esquerda (no Parlamento e em manifestações populares por todo o país) que vem sendo repetida desde o início da subordinação ao comando da troika, de que o programa do Governo está errado desde o seu nascimento (como confessou o seu ex-ministro das Finanças) por não levar em consideração a vida dos trabalhadores que produzem a salvação e a independência nacionais e só agir como agiota autoritário.
Qualquer criança é capaz de compreender que os governantes devem ser escolhidos pela maioria da populaçãose estiverem decididos e capacitados para organizar o trabalho produtivo que garante emprego para a população ativa, assegurar o funcionamento das escolas, dos serviços de saúde, as reformas para quem já não está em condições de trabalhar. E mais, defender a independência de Portugal que não será colónia de nenhum poder externo. Esta é a alternativa patriótica capaz de unir os portugueses que conservam o bom senso e o ato eleitoral é urgente.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Confronto entre duas visões de mundo




O belíssimo discurso feito pelo Presidente do Uruguai no Congresso da ONU em NY levantou uma questão que sempre dividiu a humanidade - entre exploradores e explorados - que os estudos da História e da Antropologia investigaram, com riqueza de análises, nos acontecimentos que cercaram os "Descobrimentos" no século XVI.

Sem reduzir as observações às questões meramente económicas da apropriação pela força e o poder, do produto do trabalho individual ou coletivo, impõe-se hoje a partir das informações científicas já registadas pelos investigadores de todas as universidades mundiais, refletir sobre as formas de imposição de objetivos práticos, mesquinhos e criminosos, pelos que ocupam posição de domínio político sobre a humanidade que deles depende para desenvolver as suas capacidades humanas de vida, ou seja, do desenvolvimento físico, mental e material.

Darcy Ribeiro, no livro "O Povo Brasileiro" (Companhia das Letras 1995, SP/Brasil), relata com maestria a confiança com que os indígenas receberam os "descobridores europeus",  com a curiosidade ingênua e respeitosa de quem admira pessoas que agem com segurança e força devidas a formas de conhecimento diferentes das suas. Dentro das suas crenças míticas identificaram os homens brancos com roupas e armas desconhecidas como capazes de lhes ensinar a aperfeiçoar a vida, como os deuses ou os "mais velhos" faziam. A ingenuidade revela a confiança que a humanidade em sua pureza natural sempre tem, antes de conhecer a maldade e o egoísmo que fazem do visitante um inimigo. Corresponde ao sentimento de uma criança ou de quem viveu protegido pela solidariedade em sua comunidade isolada.

O autor refere as surpresas crescentes que despertaram o medo e o ódio dos indígenas, destruindo a ingenuidade e, portanto, a confiança naqueles seres que pretenderam escravizá- los, usá-los como objetos de uso pessoal, formá-los para que aceitassem sem contestação o novo modelo de crenças e de vida. Através do ensino praticado sob a forma de catequese e superação da condição de "selvagens", como era entendida a simplicidade natural, os "descobridores" acreditaram trazer a "civilização para aqueles seres inferiores" ao mesmo tempo em que recolhiam os lucros que enriqueciam primeiro os seus reis e senhores e depois a eles próprios que passavam de servidores a patrões e donos de escravos, como se fossem pequenos reis.

A preparação profissional estava entrelaçada com a criação de hábitos de vida e, sobretudo, de crenças que baniam as tradições tribais e introduziam um novo Deus que condenava como pecados os conceitos ancestrais de vida dos ancestrais. Assim, além de destruir a cultura daqueles povos, culpavam os seus "mais velhos" pelos males existentes que agora eram revelados na subordinação a que eram forçados. Modernamente poderiamos dizer que os indígenas foram "formatados" pelos novos ocupantes das suas terras. Isto no século XVI com o peso da Idade Média na formação do Terceiro Mundo.


Que disse ao mundo o Presidente Mujica, do Uruguai, nos Estados Unidos em 2013, cinco séculos depois do povoamento "civilizado" no Terceiro Mundo?
"Hemos sacrificado los viejos dioses inmateriales, y ocupamos el templo con el Dios Mercado. Él nos organiza la economía, la Política, los hábitos, la vida y hasta nos financia en cuotas y tarjetas, la apariencia de felicidad. Parecería que hemos nacido sólo para consumir y consumir y cuando no podemos cargamos con la frustración, la pobreza y la autoexclusión. Lo cierto hoy, que para gastar y enterrar detritos, la llamada huella de carbono por la ciencia, dice que si la humanidad total aspira a vivir como un norteamericano medio, serían necesarios tres Planetas. Es decir: nuestra civilización montó un desafío mentiroso y así como vamos, no es posible para Todos colmar este “sentido de la vida” que en los hechos masifica como cultura nuestra época dirigida por la acumulación y el Mercado. Prometemos una vida de derroche y despilfarro, que constituye una cuenta regresiva contra la naturaleza, y contra la humanidad como futuro. Civilización contra la sencillez, contra la sobriedad, contra todos los ciclos naturales, pero lo peor, civilización contra la libertad que supone Tiempo para vivir las relaciones humanas, amor, amistad, aventura, solidaridad, familia. Civilización contra el tiempo libre que no paga y puede gozar escudriñando la naturaleza. Arrasamos las selvas verdaderas, e implantamos selvas anónimas de cemento. Enfrentamos al sedentarismo con caminadores, al insomnio con pastillas, a la soledad con electrónica…. ¿Es que somos felices alejados de lo eterno humano? Aturdidos, huimos de nuestra Biología que defiende la vida por la vida misma como causa superior y la suplantamos por el consumismo funcional a la acumulación. La política, eterna madre del acontecer humano, quedó engrillada a la economía y al Mercado."

Os povos latino-americanos aprenderam os usos e costumes dos europeus e mais, formaram-se como cientistas e profissionais em todas as matérias aplicadas ao desenvolvimento do sistema capitalista que define as bases do atual modelo global das sociedades. "Descobriram" a Europa e o resto do mundo, aprenderam que uma elite rica e poderosa governa o mundo e escravisa todos os trabalhadores nos países capitalistas impondo-lhes sacrifícios e misérias para que prolonguem a sua dependência e continuem a enriquecer o poder imperial, ameaçando com invasões e bombardeios os povos que lutam pela sua libertação, espionando como qualquer bandido os governos democráticos que conseguem desenvolver a consciência de cidadania dos seus povos.

A verdade relatada por Pepe Mujica, presidente do Uruguai, é dura e parece ser permanente, já que prolonga os efeitos nocivos da ignorância medieval por séculos. A História, no entanto, mostra que as transformações mundiais são lentas, com avanços e retrocessos, mas inexorável com o acumular de conhecimentos e a abertura democrática do acesso à informação e ao combate aos preconceitos que estabelece a igualdade de capacidade intelectual e de direitos entre todos os seres humanos.

Existe ainda a confiança e a aparente ingenuidade nos seres humanos que têm ideais e creem nos valores éticos da humanidade. Não fosse assim, a ambição dos que detêm o poder teria produzido uma população desesperada e enlouquecida que hoje dominaria com crimes e violência todo o planeta. Caminha-se neste sentido e o terrorismo inspirado na ação autoritária e criminosa da elite imperial espalha-se por todos os continentes. A gravidade de tal situação, nos nossos dias, tem despertado a consciência em muita gente que estava alienada à sombra da elite.

O perigo é visível, mas as manifestações dos que lutam pela Paz e por uma vida mais justa para os povos, têm vencido a inércia dos que se acomodaram com as ilusões do consumismo e de um Deus Mercado criado para destruir a capacidade filosófica dos seres humanos. A democracia é um valor que penetra nas mentes ativas, permitindo que não exista o medo de pensar e dar opiniões baseadas nos princípios que a humanidade elaborou a partir da sensibilidade e do conhecimento adquirido em contato com a realidade natural e social.