domingo, 15 de dezembro de 2013

União para organizar a resistência

Portal Vermelho, 15/12/13


É urgente a união para resistir. Para isto as divisões formais de sigla partidária, religião, grupo, tribo e as pequenas vaidades, oportunismos e preconceitos, que disfarçam a alienação dos que "preferem ficar em cima do muro", precisam ser omitidas.

Por Zillah Branco*


Os especialistas das múltiplas áreas do conhecimento que vêm sendo abertas pela humanidade (há bem mais que um milênio), para a construção de um mundo melhor onde o ser humano e a natureza sejam respeitados - filósofos, artistas, missionários religiosos, militantes políticos, e sociais, médicos, juristas, economistas, sociólogos, professores, pais e mães, camponeses, pescadores e trabalhadores em geral - têm sido mantidos isolados uns dos outros por um modelo de sociedade traçado sempre de acordo com os interesses mesquinhos de um restrito grupo que manobra o poder. 

A História registrada desde séculos antes da Era Cristã, acumula provas de que este caminho sempre foi (e continua a ser) seguido através dos tempos para manter uma elite dominante que escraviza toda a humanidade - dividida em categorias que se iludem com diferentes níveis de compensação e conforto entendidos como "formas de poder", que asseguram a divisão entre a enorme massa de explorados. As categorias ilusórias têm por base a vaidade pessoal, os preconceitos, o acesso à formação intelectual, a disponibilidade de recursos materiais que alimentam a estrutura organizada da sociedade em subpoderes onde se repete a dicotomia do explorador e o explorado. São as empresas, os títulos profissionais, a publicidade dos melhores ou dos mais belos, as hierarquias e as propriedades, os velhos e históricos conflitos entre tribos, grupos e clubes, religiões e filosofias, etnias, gêneros, opções de vida, muros que separam famílias e amigos, sempre manipulados com o único fim de dividir para dominar.

O modelo de dominação, visto no seu simples esqueleto, é transparente e sempre repetido. Complexo e confuso é o manto que o recobre traduzido em valores - financeiros, talentos específicos (meritocracia), beleza e força física, capacidade de liderança, ausência de escrúpulos para cumprir qualquer (sub)missão de comando, desumanização e individualismo absoluto. Exatamente o contrário dos valores humanitários que caracterizam os expoentes admirados pelos sacrifícios feitos para defender os explorados de todos os tempos (por exemplo, Nelson Mandela, e tantos outros que suportaram perseguições, torturas, campanhas de difamação, assassinatos) e só recebem menções oficiais honrosas depois de mortos. Inclusive de seus velhos inimigos que agora exibem falsos sentimentos para que os povos, que choram em multidões a perda do seu ídolo considerado pai por todos os que sempre lutaram, os aceitem como se fossem seres humanizados como a maioria.

Há, portanto, dois modelos de conduta humana, opostos nos seus objetivos e nos seus princípios filosóficos e ideológicos, representados pelos explorados cuja força reside na grande maioria quando se une, e pela elite exploradora cuja força está no controle econômico e no uso de armas, produtos mortíferos e meios de informação que manipula as culturas e ações da grande massa.

Não vou (para resumir a ideia essencial) citar autores, livros e filmes, que têm explicado ampla e profundamente este quadro que hoje torna mais visível a situação dramática em que a humanidade vive pressionada e escravizada por poderes nacionais que aceitam covardemente as ordens impostas por um império que estabeleceu a globalização mundial para governar o mundo anulando as diferenças entre os povos, destruindo as tradições culturais, transformando os seres humanos em robôs que não pensam mas cumprem ordens, deixando morrer à mingua milhões de crianças e adultos que fogem às guerras e à fome provocadas por agentes secretos pagos pelo império. 

Diante deste panorama catastrófico é urgente a união para resistir. Para isto as divisões formais de sigla partidária, religião, grupo, tribo e as pequenas vaidades, oportunismos e preconceitos, que disfarçam a alienação dos que "preferem ficar em cima do muro", precisam ser omitidas. Vivemos um período de guerra sob uma capa pacífica cheia de imagens festivas para distrair os mais ingênuos. Usamos a internet para nos comunicarmos sem as limitações da mídia, mas somos vigiados de mil maneiras, não há privacidade e o sistema pode ser bloqueado a qualquer momento. 

Encontremo-nos nas ruas, nos lugares possíveis para combinarmos formas de organização e de ação. Voltemos a agir como seres humanos sem o modelo moderno que "programam" a nossa linguagem e a nossa vida.

*Zillah Branco é cientista social, militante comunista, colaboradora do Vermelho e integrante do Conselho do Cebrapaz.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Confronto entre dois mundos

Confronto entre duas visões de mundo,

uma ingênua e outra perversa


O belíssimo discurso feito pelo Presidente do Uruguai - José Mujica -no Congresso da ONU em New. York em 2013, levantou uma questão que sempre dividiu a humanidade: entre exploradores e explorados, que os estudos da História e da Antropologia investigaram, com riqueza de análises, nos acontecimentos que cercaram os "Descobrimentos" no século XVI.

Sem reduzir as observações às questões meramente econômicas da apropriação pela força e o poder, do produto do trabalho individual ou coletivo, impõe-se hoje a partir das informações científicas já registadas pelos investigadores de todas as universidades mundiais, refletir sobre as formas de imposição de objetivos práticos, mesquinhos e criminosos, pelos que ocupam posição de domínio político sobre a humanidade que deles depende para desenvolver as suas capacidades humanas de vida, ou seja, do desenvolvimento físico, mental e material da população planetária.

Darcy Ribeiro, no livro "O Povo Brasileiro" (Companhia das Letras 1995, SP/Brasil), relata com maestria a confiança com que os indígenas receberam os "descobridores europeus",  com a curiosidade ingênua e respeitosa de quem admira pessoas que agem com segurança e força devidas a formas de conhecimento diferentes das suas. Dentro das suas crenças míticas identificaram os homens brancos, com roupas e armas desconhecidas, como capazes de lhes ensinar a aperfeiçoar a vida, como os deuses ou os "mais velhos" faziam. A ingenuidade revela a confiança que a humanidade em sua pureza natural sempre tem, antes de conhecer a maldade e o egoísmo que fazem do visitante um inimigo. Corresponde ao sentimento de uma criança ou de quem viveu protegido pela solidariedade em sua comunidade isolada.

O autor refere as surpresas crescentes que despertaram o medo e o ódio dos indígenas, destruindo a ingenuidade e, portanto, a confiança naqueles seres que pretenderam escraviza-los, usa-los como objetos de uso pessoal, forma-los para que aceitassem sem contestação o novo modelo de crenças e de vida. Através do ensino praticado sob a forma de catequese e superação da condição de "selvagens", como era entendida a simplicidade natural, os "descobridores" acreditaram trazer a "civilização para aqueles seres inferiores" ao mesmo tempo em que recolhiam os lucros que enriqueciam primeiro os seus reis e senhores e depois a eles próprios que passavam de servidores a patrões e donos de escravos, como se fossem pequenos reis.

A preparação profissional estava entrelaçada com a criação de hábitos de vida e, sobretudo, de crenças que baniam as tradições tribais e introduziam um novo Deus que condenava como pecados os conceitos ancestrais de vida dos ancestrais ainda ligados à natureza. Assim, além de destruir a cultura daqueles povos, culpavam os seus "mais velhos" pelos males existentes que agora eram revelados na subordinação a que eram forçados. Modernamente poderíamos dizer que os indígenas foram "formatados" pelos novos ocupantes das suas terras. Isto no século XVI, com o peso da Idade Média obscurantista, na formação do Terceiro Mundo.


Que disse ao mundo o Presidente Mujica, do Uruguai, nos Estados Unidos em 2013, cinco séculos depois do povoamento "civilizado" no Terceiro Mundo?

"Sacrificamos os velhos deuses imateriais e ocupamo o templo com o Deus Mercado. Ele
Organiza a nossa economia, a Política, os hábitos, a vida e até nos financia com quotas e cartões, a aparência de felicidade. Parece que nascemos apenas para consumir e consumir, e se não o podemos, carregamos com a frustração, a pobreza e a auto-exclusão.

O certo, hoje, é que para gastar e enterrar detritos, a chamada mancha de carbono pela ciência, diz que se a humanidade inteira quiser viver como um norte-americano médio, seriam necessários três Planetas. Quer dizer: nossa civilização criou um desafío mentiroso e, tal como vamos, não é possível para que todos atinjam este “sentido da vida” que se impõe como cultura na nossa época dirigida pela acumulação e o Mercado. Prometemos uma vida de desperdícios e esbanjamentos que constitui uma conta regressiva contra la natureza, e contra a humanidade como futuro. Civilização contra a simplicidade, contra la sobriedade, contra todos os ciclos naturais, mas o pior, civilização contra la liberdade que supõe tempo para viver as relações humanas, amor, amizade, aventura, solidariedade, família. Civilização contra o tempo livre que não se paga e pode gozar esquadrinhando a natureza. Arrasamos as selvas verdadeiras, e implantamos selvas anónimas de cimento. Enfrentamos o descanso com caminhadas, a insónia com pastilhas, a solidão com electrónica…. E somos felizes alienados do eterno humano? Aturdidos, fugimos da nossa biologia  que defende a vida pela própria vida como causa superior e a suplantamos pelo consumismo funcional e a acumulação. La política, eterna mãe do acontecer humano, ficou acorrentada à economia e ao Mercado."

Os povos latino-americanos aprenderam os usos e costumes dos europeus e mais, formaram-se como cientistas e profissionais em todas as matérias aplicadas ao desenvolvimento do sistema capitalista que define as bases do atual modelo global das sociedades. "Descobriram" a Europa e o resto do mundo, aprenderam que uma elite rica e poderosa governa o mundo e escraviza todos os trabalhadores nos países capitalistas impondo-lhes sacrifícios e misérias para que prolonguem a sua dependência e continuem a enriquecer o poder imperial, ameaçando com invasões e bombardeios os povos que lutam pela sua libertação, espionando como qualquer bandido os governos democráticos que conseguem desenvolver a consciência de cidadania dos seus povos.

A verdade relatada por Pepe Mujica, presidente do Uruguai, é dura e parece ser permanente, já que prolonga os efeitos nocivos da ignorância medieval por séculos. A História, no entanto, mostra que as transformações mundiais são lentas, com avanços e retrocessos, mas inexorável com o acumular de conhecimentos e a abertura democrática do acesso à informação e ao combate aos preconceitos que nega a igualdade de capacidade intelectual e de direitos entre todos os seres humanos.

Existe ainda a confiança e a aparente ingenuidade nos seres humanos que têm ideais e crêem nos valores éticos da humanidade. Não fosse assim, a ambição dos que detêm o poder teria produzido uma população desesperada e enlouquecida que hoje dominaria com crimes e violência todo o planeta. Caminha-se neste sentido e o terrorismo inspirado na ação autoritária e criminosa da elite imperial espalha-se por todos os continentes. A gravidade de tal situação, nos nossos dias, tem despertado a consciência em muita gente que estava alienada à sombra da elite.

O perigo é visível, mas as manifestações dos que lutam pela Paz e por uma vida mais justa para os povos, têm vencido a inércia dos que se acomodaram com as ilusões do consumismo e de um Deus Mercado criado para destruir a capacidade filosófica dos seres humanos. A democracia é um valor que penetra nas mentes ativas, permitindo que não exista o medo de pensar e dar opiniões baseadas nos princípios que a humanidade elaborou a partir da sensibilidade e do conhecimento adquirido em contato com a realidade natural e social.

Zillah Branco


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Os modelos do capitalismo e a destruição das nações



A criação de "modelos" - visuais e mentais - definidos pelos critérios impostos pela elite dominante,  pretende uniformizar a população tornando-a mais facilmente controlável. É a "formatação" imprescindível para manter uma organização do poder, autoritária e inflexível, transmitida pelos meios sociais de informação e por variadas formas de publicidade.
A lógica do sistema capitalista, especialmente na sua fase de imposição do mercado a nível global, é intrínseca à acumulação centralizada do capital nas mãos de uma elite que exerce um poder discriminatório sobre os povos. Esta dinâmica foi despoletada na expansão colonialista com a descoberta do Terceiro Mundo, dando início à destruição progressiva de civilizações indígenas e seguiu, mesmo nos países colonizadores onde as antigas culturas ficaram marcadas pela pobreza e o atraso por falta de acesso à comunicação e desenvolvimento do conhecimento intelectual fechado nos cofres dos "escolhidos" pelo poder.

A estrutura administrativa deste tipo de poder define a sociedade como uma estratificação de acordo com a qualificação econômica dos que tiveram oportunidade de formação profissional e adquiriram conhecimento moderno e comportamento social consideradas "superiores". Os privilegiados atingem graus de chefia com autonomia para classificarem os seus subalternos, enquadrados de acordo com os seus próprios critérios eivados de preconceitos e má fé.
As instituições que dinamizam o Estado, formadas de cima para baixo reproduzem o "modelo" do poder central e garantem a sua permanência executando as "ordens" emitidas pelos seus superiores mesmo que contrárias aos conceitos específicos da matéria pela qual é responsável profissionalmente. Aqueles que se rebelarem apresentando argumentos alternativos às decisões superiores serão afastados da escala de poder administrativo ou mesmo demitidos.

O medo é o móbil do comportamento funcional para alcançar e conservar o emprego com os benefícios oferecidos pelas instituições do Estado e empresas. Em função do medo proliferam as formas de oportunismo que anulam os conceitos éticos básicos no comportamento humanista e independente que caracterizam a formação de personalidades criativas e solidárias com o desenvolvimento coletivo da sociedade, contrária às ambições individualistas e mesquinhas dependentes das estreitas metas oferecidas pelo poder de uma elite.

O sistema capitalista, hoje predominante em todo o planeta, nasceu pela via financeira que passou a servir as famílias da nobreza que dominavam nações, feudos e condados herdeiros da situação medieval. Financiaram confrontos, guerras de expansão territorial, intrigas palacianas, crimes que eliminam opositores, enquanto consolidavam as primeiras instituições que constituíam o eixo dos futuros Estados republicanos. As famílias reais passaram a coadjuvantes daqueles que haviam sido os seus antigos assessores e investidores.

Foram abandonados os punhos de renda e a roupagem pouco prática para os novos políticos e executivos que assumiram os trabalhos que o poder capitalista exige aos  executivos do sistema. Conservaram a gravata distinguindo-se dos trabalhadores mais rudes, pertencentes a uma classe que apenas recebe para sobreviver. Entre as duas classes com condições de vida e interesses opostos, permaneceu uma classe média que tem capacidade de adquirir formação profissional e de consumir mantendo a dinâmica do mercado e recebendo benefícios do Estado como cidadãos. A perspectiva de futuro a faz adotar os modelos da classe dominante mesmo que construídos com matéria prima e técnica de qualidade inferior. São escolhidos pelo crivo político do alto poder tanto pelo talento de que são dotados como pela feição maleável com que aceitam o autoritarismo das instituições. Relativizam a ética esquecendo a riqueza da cultura e do humanismo das suas origens de classe trabalhadora diante do brilho e do conforto da modernidade com seus múltiplos privilégios.

A luta pela democracia está em curso

Disse Nelson Mandela, no discurso de posse na presidência da República na África do Sul em 1994, depois de passar 27 anos prisioneiro por liderar o movimento contra o appartheid : "Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados. Nosso medo mais profundo é que somos poderosos além de qualquer medida. É a nossa luz, não as nossas trevas, o que mais nos apavora. Nós nos perguntamos: Quem sou eu para ser Brilhante, Maravilhoso, Talentoso e Fabuloso?
Na realidade, quem é você para não ser? Você é filho do Universo. Se fazer pequeno não ajuda o mundo. Não há iluminação em se encolher, para que os outros não se sintam inseguros quando estão perto de você. Nascemos para manifestar a glória do Universo que está dentro de nós. Não está apenas em um de nós: está em todos nós. E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. E conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença, automaticamente, libera os outros".

Pontualmente vemos hoje as conquistas de um longo processo revolucionário para efetivar um Estado democrático apesar do poder capitalista controlar financeiramente as relações políticas em todo o planeta. Referimos líderes que caminharam não por uma ascensão pessoal, mas do coletivo humano que representam. Fidel Castro e seus companheiros, reviveram a liderança de Martí e sustentam, por mais de meio século, as conquistas de Cuba revolucionária apesar da permanente perseguição do vizinho império, Hugo Chavez introduziu na América Latina a luta traçada antes por Simon Bolívar e hoje a Alba, UNASUL e CELAC fortalecem a unificação das nações que carregam o peso da antiga colonização. Amilcar Cabral conseguiu criar um Estado Popular dentro de uma nação colonizada e venceu a guerra contra a ditadura de Salazar. São muitos os líderes revolucionários que abrem caminho para que os povos sigam o processo natural de desenvolvimento do espaço e da história dos seus territórios. A barreira a ser vencida é o modelo hegemônico do capitalismo criado para escravizar a humanidade. Modelo político, cultural, mental, comercial, que transforma as sociedades "enquadradas"  em uma camisa de força que anula a criatividade e a participação dos povos.

O Brasil elegeu Lula, antigo metalúrgico que se construiu como grande estadista na defesa de uma real democracia dentro de um território minado pelo poder imperialista que ainda tenta anular os esforços revolucionários do Governo eleito. Dilma impôs o respeito à Presidenta, e às mulheres brasileiras, para prosseguir o caminho aberto por Lula. No seu governo uma conquista notável, entre muitas que consolidam a democracia, é simbolizada por um feito inédito: primeiro médico indígena formado na UNB (Universidade Nacional de Brasília) que trabalhará para seu povo - Josinaldo da Silva, representante da tribo Atikum, no sertão pernambucano, é o símbolo de um projeto de diversidade. "Meu objetivo é voltar para a aldeia tão logo termine a formação. É um acordo que faz parte do convênio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), mas é mais do que isso, é um compromisso meu com o meu povo, com os Atikum, minha origem e minha razão de estudar. O índio é o que pode cuidar melhor da saúde do índio, compreende os costumes, conhece a tradição. Um índio tem todas as condições de cuidar de uma tribo, reunindo o saber da universidade com o saber tradicional. É esse o meu objetivo."

Europa colonizada

Curiosamente, enquanto os povos do Terceiro Mundo que lutam para implantar uma verdadeira democracia e aos poucos vão cortando as amarras lançadas pelo sistema colonialista que desde o século XVI afogou as suas características culturais e destruiu os seus recursos de desenvolvimento nacional, a moderna exploração imperialista voltou-se para antigas nações europeias colonizadoras. A criação da Troika pela União Européia e o FMI exerce hoje um poder que anula a existência de Governos nacionais e traça os programas de Estados, que eram independentes há dezenas de séculos, como se fossem suas colônias. Isto já ocorre em Portugal, Espanha e Grécia, avança na Irlanda e Itália, e invade com maior ou menor visibilidade todos os demais países do Velho Continente enquanto dilacera as nações do Oriente Médio. O valor cultural e humano das nações europeias hoje sofre o mesmo aniquilamento que as civilizações na África, nas Américas, no Oriente Médio e na Ásia imposto pela invasão colonial. Para além de ser um crime hediondo contra a humanidade é o retorno da barbárie fascista.

As grandes empresas farmacêuticas multinacionais substituíram o uso de cobaias nos laboratórios dos países ricos pelos testes feitos com pessoas que vivem na miséria a quem pagam uns tostões e, no melhor dos casos, dão uma "compensação" financeira à família quando a "cobaia humana" morre em consequência dos testes. Isto foi denunciado em filme (TVI em Portugal - programa Observatório) com entrevistas na Índia onde cresce a estatística de mortes por responsabilidade de laboratórios norte-americanos, franceses, suíços e alemães.

O colonialismo britânico, ao dominar aquela civilização milenar, abriu as portas à desagregação nacional e foi expulso em 1947 pelo movimento conduzido por Ghandi, deixando o território minado para a infiltração imperialista da qual faz parte. Este é um dos muitos exemplos que explicam as chacinas e os projetos "errados" aplicados pelo Banco Mundial que levou povos inteiros à fome na África.

Hoje os "projetos de desenvolvimento econômicos e organização de supostos Estados Sociais" são aplicados impunemente pelo FMI e a Troika nos paises mais pobres da Europa (como anteriormente em todo o Terceiro Mundo) e têm o desplante de reconhecerem que "não deu certo, por falhas técnicas dos governos subalternos de cada nação", e inventam outro programa. Portugal está aberto ao saque estabelecido pelo sistema de privatizações dos serviços públicos, especialmente saúde e educação, e a liquidação de empresas valiosas como os estaleiros de Viana do Castelo. O mundo todo está servindo de "cobaia" para os cérebros doentios de uma elite que só visa lucros financeiros imediatos para fortalecer o sistema bancário que lhes pertence.

Zillah Branco