Painel

2 comentários:

  1. Professora Zillah Branco, muito boa tarde.

    Tenho lido e acompanhado diversas postagens suas em seu Blog além de artigos baixados na web como aquele sobre Catulo Branco, de 2000.

    Meu nome é Lucas Pessoa, sou pesquisador no campo da História da Ciência e minha dissertação trata especificamente sobre a escolha de Cubatão como local para a Refinaria Presidente Bernardes, a opinião dos cientistas da época e, duas décadas depois a derrocada ambiental devido a instalação do polo petroquímico brasileiro ao sopé da Serra do Mar.

    Gostaria de traçar comentários sobre o que disseram os cientistas sobre Cubatão nesses vários períodos:
    - Instalação da Refinaria (49-64),
    - ditadura militar(64-1980) e
    - reabertura democrática/democracia (1980 em diante).
    Esbarrei e comprei o livro de Samuel Murgel Branco (seu irmão?), "O Fenômeno Cubatão na visão do Ecólogo Samuel Murgel Branco" e vi que se tratava de um riquíssimo documento para minha pesquisa. Entretanto, para se fazer história da ciência é necessário reivindicar também aquilo que comumente as "ciências duras" consideram conhecimentos supérfluos, não acadêmicos, pouco relevantes para a atividade acadêmica do pesquisador, mas que de fato sabemos que diz muito sobre a obra... quem era Samuel? Qual a sua formação política? Quais fatos levaram-no a fazer as opções que fez? Tais questionamentos não são obtidos lendo exclusivamente as publicações de um autor... há que se revirar o cesto de lixo posto pra fora e verificar canhotos de talão de cheques, cartas rasgadas e eventualmente até mesmo entrevistar sua irmã.

    Além disso, professora, a sua pesquisa em específico, teus saberes, tua vivência em meio as décadas supracitadas também muito me interessam.

    Poderíamos nos contatar via e-mail?

    Agradeço a atenção e peço desculpas por lotar seu blog com solicitações acadêmicas.

    Att,

    Lucas Pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas Pessoa, se for do seu agrado, escreva para alicebrancoweffort@gmail.com para as questões que formulou no comentário que fez ao blog de minha mãe. Eu intermediarei o contato via email.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.