quarta-feira, 19 de setembro de 2018

O golpe escraviza o Brasil e mata mais que uma guerra!


Artigo publicado em O Lado Oculto

Lula tornou-se o símbolo de um processo que mostrou ao povo brasileiro ser possível libertar-se das imposições das potências hegemônicas, assumir um papel positivo no cenário internacional e iniciar uma série de transformações sociais que enfrentariam séculos de exclusão e miséria. A Bolsa Família lançada pelo seu governo é um programa divulgado pela ONU e adotado nos países onde a miséria mata mais que as guerras.

Ao analisarmos o legado de Lula, de 2003 a 2016, quando Temer abriu as portas do Brasil à destruição avassaladora, vemos que os prejuizos económicos (com a quebra das iniciativas de produção e emprego e o congelamento por 20 anos dos orçamentos para o setor social), financeiros (com o confisco, pelos bancos, das casas de moradia financiadas a crédito aos trabalhadores agora desempregados e a venda das empresas nacionais), do desenvolvimento cultural (com o corte nos orçamentos das universidades e das bolsas de estudo nos vários níveis do ensino, e das instituições públicas culturais), do desenvolvimento da estrutura de produção do Estado (com o desmonte para privatização da construção naval, da Embraer, da Petrobrás, e de mais de 7 mil obras públicas), da atenção à saùde, da quebra da Bolsa Família e das múltiplas iniciativas para fomentar a pequena empresa ou cooperativa de produção, o corte de auxílios e aposentadoria por invalidez, com a destruição não só do sistema judiciário que promovia a inclusão de milhões de brasileiros nos benefícios da cidadania mas da própria Justiça Social que era a base do desenvolvimento humano do povo brasileiro, vemos que o aumento da mortalidade infantil e materna, de jovens abandonados aos bandos criminosos, de familias deixadas à fome, de suicídios e desvarios, de enfermos sem tratamentos, tende a ser maior do que em guerras e prolongam-se por anos afora reduzindo um país potencialmente rico a escombros. As estatísticas registaram 63 mil homicidios por ano.

O crime cometido pelos golpistas ultrapassa em muito a de agressores armados que invadem um território. É hediondo.

A ONU dá o testemunho de que o Brasil conseguira, com o combate à miséria, retirar 42 milhões de pessoas da fome, mas que depois do golpe, em 2018, já perdeu esta conquista. A queda da mortalidade infantil que baixou para a taxa de 14,1 óbitos por mil nascidos e a redução em 25% dos óbitos maternos em relação a 2001, que aproximou o Brasil das condições de países desenvolvidos, desvaneceu-se em meio às multiplas catástrofes económicas e sociais.

O desemprego, que entre 2003 e 2004 passou de 12% para 4,5% acompanhado de melhor distribuição de renda com o aumento do salário mínimo em 71,5% produziram o aumento de consumo dos produtos essenciais que animou a indústria e a comercialização de produtos básicos e de alimentos. Com o desmonte das conquistas sociais, 23,3 milhões de cidadãos (11,2% da população) foram desempregados com graves repercussões em todo o sistema económico nacional e a multiplicação de confiscos de casas e bens pelos bancos credores que se beneficiaram.

Evidentemente, o aumento da miséria e a perda de direitos trabalhistas e sociais que todo o povo experimentou, prejudicou o equilíbrio psíquico que derivava da alegria e da esperança conhecidas. A violência - instigada pelos grupos criminosos alimentados pelo tráfico de drogas organizado a nível imperial e pelo comportamento terrorista dos actuais repressores formados pela CIA - encontra solo fértil na decepção com os atuais governantes e no ódio aos traidores do povo e da pátria. É o que espera a direita fascista representada por Bolsonaro.

Os brasileiros sentem-se hostilizados como seres humanos, diante do desaparecimento de recursos de Justiça institucionalizada e sob um governo ilegal que atropela a Constituição e vende a riqueza nacional ao preço da chuva para agradar subalternamente os patrões estrangeiros liderados por Trump. Como se assistissem impotentes, de um momento para outro, a um assalto à sua casa por fascínoras e delinquentes.

Tentaremos apenas enunciar as áreas que com os programas de Lula transformaram o atraso e a miséria de um Brasil submetido a um sistema de exploração do capital estrangeiro em uma pátria soberana para o seu povo trabalhador, comparando com os efeitos da destruição imperdoavel do golpe perpetrado por uma direita fascista que corroeu o Estado de Direito e vendeu ao desbarato a riquesa nacional. Analisar cada uma delas daria um ou vários livros.

Estamos diante de uma experiência de sucesso desde o primeiro ano, 2003, em que foram aplicadas políticas que valorizam o Trabalho contra a exploracão do Capital, desenvolvem uma Nação soberana frente ao Imperialismo escravizador privilegia a maioria dos cidadãos face a uma elite excludente responsável pelos preconceitos contra as mulheres, as etnias, os cidadãos vitimados por deficiências, as crianças escravizadas, os jovens sujeitos a uma orientação perniciosa da média que impinge os modelos de robôs ducteis aos comandos expoliadores. Caminhava-se na contrução de uma sociedade éticamente limpa na qual a igualdade promove a fraternidade.

A riqueza natural do território permitiu a aplicação de projectos como o fortalecimento da Petrobrás com a descoberta do gigantesco campo de petróleo, em 2007; o aproveitamento do Aquífero Guaraní com 840 mil km2 no subsolo brasileiro; o fortalecimento da Eletrobrás; o crescimento do BNDES para financiar pequenas e médias empresas e projetos de interesse social (como o da Casa Própria) com juros possíveis aos trabalhadores; a implementação de empresas voltadas para a defesa nacional como a EMBRAER na construção de aviões e a indústria naval com milhares de empregos; a cooperação com os demais países em desenvolvimento na América Latina com organismos como o MERCOSUL, a UNASUL a CELAC, incentivou a comercialização e planos de produção de alimentos e produtos industriais além de estreitar os laços de solidaredade, intercâmbio cultural e defesa da paz; organizações multilaterais, com África, Ásia e Oriente Médio, a participação no BRICS; desenvolvimento do serviço universal de saúde - SUS - com os programas "Mais Médicos" e "Farmácia Popular"; levar água e luz elétrica a todas as habitações; ampliação do sistema de ensino a partir das creches até o nível universitário com a criação de 18 Universidades Federais e 500 Escolas Tecnicas por todo o território, e promoção do intercâmbio internacional; a aplicação da Lei de Cotas para vencer os preconceitos que excluiam as vítimas de preconceitos sociais, e distribuição de bolsas para alunos das escolas públicas com bom aproveitamento e dificuldades financeiras.

O ódio dos golpistas que destruiram o sistema judiciário para sequestrarem o ex-Presidente Lula impedindo a sua reeleição exigida por mais de 40% dos eleitores tem explicação nas duas vertentes por ele criadas: o desenvolvimento social democrático que permite a inclusão de todos os brasileiros nos benefícios de cidadania garantidos por um Estado de Direito e o fortalecimento de uma Nação independente e soberana que não se submete ao plano geopolítico de hegemonia na região latino-americana, do imperialismo liderado pelos Estados Unidos.

Zillah Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.